Cisternas: da falta de água à redução de alagamentos

Como saber o tamanho certo de cisterna
Como saber o tamanho certo de cisterna?
setembro 18, 2018
Curiosidades sobre a água
Fatos e curiosidades sobre a água
outubro 4, 2018
Sem Título-2

Uma das formas mais eficientes de se preservar a água potável apenas para o consumo é aproveitar a água da chuva, que pode ser utilizada em inúmeras atividades, como: limpeza de áreas externas e veículos, regar plantas, descargas sanitárias, piscinas, para lavar roupas, etc.

Esse aproveitamento é feito com o uso de Cisternas, que são recipientes próprios para armazenar a água e mantê-la em condições de uso.

 

  casa_fundos_01_500px        11_Kit_ReuÌ__so_1000_L        Cisterna-Kit-Reuso-de-Agua-750-Casa_02

 

Armazenar a água da chuva é uma atitude ainda mais urgente em locais onde há frequência de falta de água tratada, fornecida pela rede de abastecimento. Isso porque usar água da chuva diminui o uso dessa água tratada, evitando assim que acabe faltando.

 

Redução de enchentes

O que pouco se sabe é que, além de a água da chuva poder ser aproveitada em diversas atividades, seu armazenamento ajuda também na diminuição de enchentes nas cidades.

As enchentes ocorrem por diversos fatores: rios próximos, quantidade de chuva, excesso de lixo nas redes de escoamento de água, e a impermeabilização do solo. É nesse último fator que o uso de Cisternas entra como benefício.

 

enchente            Chuva-Jerônimo-Monteiro_capa

 

As construções de concreto, asfaltos, prédios, etc., impedem que a água da chuva encontre o solo e seja absorvida pela terra, ficando assim acumulada na superfície. Dependendo da quantidade de chuva, os escoadores (chamados de bocas de lobo) não são suficientes para reter toda essa água, principalmente se estiverem cheios de lixo, o que é comum nas áreas urbanas.

No entanto, se cada residência, prédio e demais edificações tivessem um sistema de armazenamento para a chuva, a quantidade de água depositada nesse chão impermeabilizado seria drasticamente reduzida, prevenindo assim a ocorrência de grande parte dos alagamentos e grandes poças. Outra vantagem é que, depois, essa água armazenada pode ainda ser aproveitada, poupando a água potável e trazendo economia na conta de água de cada um.

 

Bem se vê que as vantagens em se aproveitar a água da chuva são muitas!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *