Conheça dicas de como cuidar bem das plantas

Curiosidades sobre a água
Fatos e curiosidades sobre a água
outubro 4, 2018
Dicas de reciclagem
Conheça dicas de reciclagem que podem salvar o meio ambiente
outubro 31, 2018
Como cuidar bem das plantas

Como cuidar bem das plantas

Nem todo mundo nasceu com uma “mão boa” para plantar, mas há algumas dicas para manter sua plantinha viva e bonita. Então, conheça algumas dicas de como cuidar bem das plantas.

Veja também: Fatos e curiosidades sobre a água

Planta

A primeira dica de como cuidar bem das plantas é escolher a planta certa. Antes de comprar uma planta saiba se ela combina com o clima da sua região e com seu estilo de vida. Se você não tem tempo ou sempre esquece de regar a planta, por exemplo, os cactos são ótimos para você.

Luz

Cada tipo de planta deve receber um certo nível de luz do sol. Algumas se dão melhor com um “sol parcial”, que é aquele sol que entra em áreas com persianas ou corredores. Enquanto outras, como as samambaias preferem ambientes com sombra.

Como cuidar bem das plantas

Se você não tem tempo ou sempre esquece de regar a planta, por exemplo, os cactos são ótimos para você.

Mudança

As plantas são sensíveis a mudanças, pois demoram a se adaptar a novos ambientes. Então, se suas plantas já estão bem, mudar a iluminação ou a altura da planta não é uma boa ideia. Se você precisar transferir sua planta para um novo local, casa ou apartamento, você pode expô-la aos poucos ao novo ambiente, até a mudança permanente.

Vaso

Outra dica de como cuidar bem das plantas é escolher o vaso certo. Escolher o tamanho e o tipo certo de vaso da sua planta vai ajudá-la a crescer na direção certa. Caso o pote seja muito pequeno, por exemplo, o crescimento da planta vai ser atrofiado e o solo vai secar muito rápido. Por isso, se você perceber que sua planta está grande demais para o vaso é melhor mudá-la para outro.

Outra dica importante é não combinar plantas diferentes no mesmo vaso, pois cada planta tem suas características e crescimento.

Corte

Para manter as folhas crescendo é importante aparar a planta. Então, tire folhas e flores que estejam marrons, escuras ou manchadas. Outra dica importante é limpar as folhas, pois qualquer camada de poeira nelas  pode bloquear a luz do sol.

Veja também: Cisternas: da falta de água à redução de alagamentos

Rega

Como cuidar bem das plantas

A última das dicas de como cuidar bem das plantas é sobre um dos erros mais comuns de quem está começando a cuidar de plantas: o momento de regar.

A última das dicas de como cuidar bem das plantas é sobre um dos erros mais comuns de quem está começando a cuidar de plantas: o momento de regar. Algumas plantas, como as suculentas, por exemplo, só precisam de água uma vez por mês. Por isso, se a sua planta é do tipo que não precisa de muita água, evite o afogamento reduzindo a hidratação nos meses mais frios. Outra dica é regar só a base, evitando molhar as folhas, para estimular o crescimento. Ah, e evite a água fria também, pois ela pode danificar as raízes da sua planta.

Gostou de saber dicas de como cuidar bem das plantas? Sabia que você pode reaproveitar a água da chuva para regar suas plantas, jardins e gramados? Além de deixar sua planta bonita e saudável você pode economizar na conta de água e preservar a água potável do planeta!

Para fazer o reaproveitamento da água você pode usar uma cisterna para captar a água da chuva. Um dos locais que comercializam cisternas é a Casa da Cisterna, que também oferece outros serviços e soluções sustentáveis. Navegue no site e entre em contato para adquirir sua cisterna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *