Conexão Cruzada: Por que não?

Comprar cisterna vertical para guardar água da chuva
janeiro 24, 2019
kit-captacao-agua-chuva
Kit para captação de água de chuva
fevereiro 7, 2019

O alerta sobre a falta de água já é uma realidade, fato que só tende a aumentar. Por isso a crescente necessidade de se adequar a formas eficientes de poupar este bem tão.

Uma solução extremamente simples e eficaz é o APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA, que pode ser utilizada em diversas atividades no dia a dia, como: lavar calçadas, pisos e carros; regar plantas e outras atividades de jardim, atividades de limpeza em geral e até nas descargas sanitárias.

Além disso, ainda traz economia na conta de água da residência.

 

Como deixar sua casa apta a aproveitar água da chuva

Basta uma Cisterna com filtro (recipiente próprio para armazenar a água da chuva, com proteção UV e antimicrobiana), e uma sistema de calhas.

É possível economizar até 50% de água com este sistema simples.

 

Água da chuva para descargas sanitárias

É isso mesmo: é possível usar água da chuva para descargas sanitárias, poupando 100% da água potável que seria desperdiçada para este fim. Para isso, é necessário adequar a tubulação da casa na hora de construir, ou seja, NÃO DEVE-SE USAR CONEXÃO CRUZADA.

Isso significa que deve existir uma tubulação de água potável e tratada separada da tubulação que traz a água da chuva da Cisterna para os vasos sanitários, de modo que os dois tipos de água não tenham contato uma com a outra. Além de não encarecer a obra em nada, é muito simples de ser feito na prática, e traz muitas vantagens, como a preservação de água potável e economia na conta de água.

Geralmente, há uma cisterna enterrada que recebe a água da chuva e uma bomba que leva a água até o reservatório da laje da casa, e dali vai para os vasos sanitários e áreas externas da casa. Há também outra caixa em separado que recebe só água potável e encaminha para os demais usos.

 

 

Exemplos de uso de Água da Chuva em alguns países

HOLANDA: a água da chuva é coletada para evitar o transbordamento dos canais que rodeiam o país, que fica abaixo do nível do mar. A água é utilizada na irrigação das lavouras e abastecimento de fontes ornamentais.

ALEMANHA: o processo de coleta e aproveitamento da água da chuva ajudou a solucionar problemas acarretados pela péssima qualidade de água distribuída, além do alto custo do esgoto.

AUSTRÁLIA: o sistema de coleta e aproveitamento da água da chuva representa uma economia de 45% do consumo total de uma residência e 65% na agricultura.

REINO UNIDO, JAPÃO E ESTADOS UNIDOS: investem seriamente em pesquisas. Em 16 cidades do Japão, o governo implantou um programa de incentivo financeiro para quem fizer o sistema de aproveitamento da água da chuva. Em Tóquio, o uso já é bastante intenso, seja por meio de cisternas ou por valas de infiltração.

 

Fazendo as contas

  1. Quando a descarga sanitária é acionada, cerca de 10 litros de água tratada de boa qualidade descem pelo ralo.
  2. Lavar o carro com a mangueira aberta consome em torno de 360 litros de água, valendo o mesmo cálculo para a limpeza de calçadas.
  3. A cada litro de água da chuva aproveitado, dois são deixados nos rios e poupados.

 

Com uma Cisterna de apenas 1.000 litros é possível poupar até 50 mil litros de água tratada por ano. Pensei nisso!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *