Conheça 3 soluções sustentáveis que ajudam o meio ambiente

Dicas de reciclagem
Conheça dicas de reciclagem que podem salvar o meio ambiente
outubro 31, 2018
cisterna
O que você precisa saber sobre a Água da Chuva
novembro 24, 2018
Soluções sustentáveis que ajudam o meio ambiente

Soluções sustentáveis que ajudam o meio ambiente

As soluções sustentáveis causam muitos benefícios para quem as utiliza e para a natureza. Conheça agora 3 soluções sustentáveis que ajudam o meio ambiente.

Veja também: Conheça dicas de reciclagem que podem salvar o meio ambiente

1.Celular antigo por dinheiro

A primeira das soluções sustentáveis que ajudam o meio ambiente da nossa lista possibilita a troca de aparelhos eletrônicos velhos por dinheiro. O tempo de vida de nossos aparelhos eletrônicos é curto. Como resultado, celulares, tablets e aparelhos eletrônicos velhos acabam virando lixo eletrônico em aterros sanitários. Se não tivermos a preocupação de levar nosso aparelho antigo para um local de reciclagem de eletrônicos esse vai ser o destino dele.

Uma empresa americana oferece uma nova solução para esse problema: a EcoATM, a primeira estação automatizada de reciclagem de lixo eletrônico. Até agora, os 900 quiosques de reciclagem que foram instalados nos EUA não apenas aceitam telefones antigos, tablets e MP3 players, como também oferecem dinheiro em troca.

Quando um dispositivo é depositado em um quiosque EcoATM, ele é verificado quanto ao tipo, número de série e condição. O EcoATM pesquisará o preço mais alto entre uma rede de compradores e perguntará se você concorda em vender seu dispositivo. Se você concordar, o dinheiro é trocado no local.

A empresa garante ainda que os telefones sejam reutilizados e reciclados, mantendo toneladas de resíduos potencialmente tóxicos fora dos aterros sanitários. A EcoATM já encontrou uma segunda vida para 75% dos mais de 2 milhões de dispositivos coletados e reciclou o restante.

Soluções sustentáveis que ajudam o meio ambiente

A primeira das soluções sustentáveis que ajudam o meio ambiente da nossa lista possibilita a troca de aparelhos eletrônicos velhos por dinheiro.

2.Coletores de Luz

A segunda das soluções sustentáveis que ajudam o meio ambiente é a LightCatchers ou Coletores de Luz. Enquanto o sol brilha do lado de fora, o interior de casas e espaços comerciais é iluminado artificialmente, consumindo eletricidade e criando um ambiente de trabalho desagradável.

A empresa belga EcoNation tem uma boa solução para esse problema. Ela oferece a instalação de LightCatchers, claraboias (aberturas) inteligentes com um sensor que rastreia o sol e um sistema de espelho que otimiza a quantidade de luz do dia que entra em um prédio. As claraboias também são capazes de difundir a luz e refletir o calor, evitando altas temperaturas. Como resultado, as luzes elétricas podem ser desligadas, economizando energia.

A EcoNation estima que os clientes podem esperar reduzir seu consumo de eletricidade em 20% a 50% após mudar para o LightCatcher. Por 1.000 metros quadrados de superfície industrial, a tecnologia pode economizar até 50.000 kWh e reduzir até 40 toneladas de CO2 por ano, afirma a empresa. A EcoNation oferece um pacote com custos iniciais em que o consumidor paga o investimento com pagamentos mensais supostamente inferiores à conta de eletricidade antiga.

3.Árvores no deserto

A terceira das soluções sustentáveis que ajudam o meio ambiente é a Waterboxx. Plantar árvores em áreas desérticas é caro e de difícil manutenção. Mas a empresa holandesa Groasis diz que isso pode ser feito, com uma dose única de 15 litros de água. Para isso é usado o Waterboxx, uma tecnologia de plantio para áreas erodidas, rochosas, secas e desertas.

O projeto garante que a água seja liberada lentamente no solo ao redor das sementes. Ao mesmo tempo, chuva e condensação são coletadas na caixa. Desta forma, uma forte chuva de apenas 10 minutos uma vez por ano pode ser suficiente para a sobrevivência a longo prazo da planta.

De acordo com a empresa, a taxa média de sobrevivência das árvores é de mais de 90%, não importa quão difíceis sejam as circunstâncias. A partir do segundo ano, a economia de água chega a 100% em comparação com outros métodos, já que não é utilizada água artificialmente adicionada e sim água da chuva.

Soluções sustentáveis que ajudam o meio ambiente

O projeto garante que a água seja liberada lentamente no solo ao redor das sementes. Ao mesmo tempo, chuva e condensação são coletadas na caixa.

 

Veja também: Conheça dicas de como cuidar bem das plantas

Cisternas

Essas soluções ainda não chegaram no Brasil, mas você também pode economizar dinheiro e ajudar o meio ambiente, através do uso de cisternas. Você pode usar a água da chuva coletada pela cisterna para realizar atividades de limpeza e para regar plantas e jardins. Para comprar sua cisterna entre em contato com a Casa da Cisterna.

Para ler mais textos como “3 soluções sustentáveis que ajudam o meio ambiente” acompanhe nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *