5 Razões para Aproveitar a Água da Chuva

Como funciona e quais os benefícios de uma cisterna de água
Como funciona e quais os benefícios de uma cisterna de água
maio 22, 2019
Aproveitar a Água da Chuva no inverno
junho 24, 2019

A água potável é um recurso essencial para a humanidade, bem como para as demais formas de vida do planeta Terra. Desta forma, a preservação deste recurso é importante para garantir a sobrevivência das próximas gerações, e também, dos que atualmente já habitam por aqui. Sendo assim, uma alternativa muito eficaz quando se fala em preservação de água potável é o reaproveitamento de água da chuva.

É comprovado que usar a água da chuva para fins não potáveis pode gerar uma economia real, que passa a ser utilizada apenas para o consumo humano, enquanto diversas outras atividades podem ser perfeitamente executadas com a água da chuva.

Veja 5 boas razões para se utilizar Água da Chuva:

 

  1. Preservação de Água Potável

Sabe-se que, apesar da imensa porção de água que compõe a Terra, apenas uma pequena parte é considerada potável, ou seja, própria para se beber.

Aproximadamente 97,6% da água total do planeta se encontra em oceanos, e sua alta concentração de sal a torna imprópria para consumo. Dos 2,4% de água doce existentes, apenas 0,02% está disponível em lagos e rios que abastecem as cidades. O restante deste pequeno percentual se concentra sobretudo nas calotas polares e geleiras, e também em reservatórios subterrâneos, misturada ao solo e no ar da atmosfera.

Assim, apenas 0,02% da água total disponível no mundo pode ser considerado viável para o consumo humano e animal. Levando em conta que diversos locais já sofrem com a falta de água atualmente, e que isso só tende a aumentar devido à poluição do meio ambiente e também ao próprio crescimento populacional, as medidas de preservação da água são desde já urgentes, e cada vez mais.

 

  1. Consciência Ambiental

Ao se conscientizar da necessidade de preservar a água, a tendência é que essa consciência leve também a outras atitudes de cuidado com o meio ambiente, como a diminuição do consumo de bens, diminuição do lixo, separação do lixo reciclável, e afins.

 

  1. Ótimo custo/benefício

O investimento necessário para começar a aproveitar a água da chuva é baixo, especialmente considerando que trata-se de um sistema de longa duração. As Cisternas, que são os reservatórios próprios para se armazenar a água da chuva, recebem tratamento para resistir aos intempéries da natureza.

 

  1. Economia

Estima-se que, para cada 1L de água da chuva que é captado, 2L de água são deixados nos rios e mananciais. Fazendo as contas, reaproveitar a água da chuva acaba gerando uma economia real também na conta de água no final do mês.

 

  1. Ampla aplicação

Uma infinidade de atividades do dia a dia pode ser executada com água da chuva, tão bem quanto seriam feitas com a água potável e tratada. Algumas destas atividades são: lavar calçadas, pisos e carros; regar plantas e atividades de jardim; usar nos vasos sanitários;  fazer reserva para atender a legislação (Bombeiros) e outras atividades de limpeza em geral. Como se vê, as possibilidades são inúmeras.

Para concluir, preservar a água potável utilizando água da chuva, além de fácil, vale muito a pena!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *