A Água da Chuva em outros países e no Brasil

reutilizar agua da chuva
10 Dicas Importantes Para Aproveitar Água Da Chuva
fevereiro 28, 2019
Casa da Cisterna participa de evento da Construção Civil e leva adiante os cuidados com a Água
março 14, 2019

Sistemas de captação e aproveitamento de água da chuva existem há tempos e em diferentes países. No deserto do Nigev, isso já é praticado há mais de 4 mil anos, devido à seca que assola o local.

No México, foram encontrados registros antigos do uso de água da chuva pelos famosos povos extintos Astecas e Maias.

Já a Holanda, atualmente, se utiliza da captação de água da chuva como forma de evitar alagamentos, prevenindo o transbordamento de canais que cercam o país, que fica abaixo do nível do mar. E depois de armazenada, essa água é usada em atividades de irrigação e fontes ornamentais.

Na Alemanha, a prática é uma alternativa à distribuição de água, que não é feita com qualidade. Em regiões da Austrália, devido a escassez, o abastecimento público de água tornou-se bastante caro, o que incentiva as pessoas a aproveitarem a água da chuva para poupar e trazer economia. O mesmo acontece no Japão, que supre suas demandas com ajuda de água da chuva.

 

Brasil

No Brasil, as mais antigas instalações de aproveitamento de água da chuva datam da década de 1940, em Fernando de Noronha. O crescimento do sistema, no entanto, ainda é lento, e uma parcela muito pequena da população opta por essa prática tão eficiente e benéfica ao meio ambiente. Isso porque o incentivo e educação ambiental ainda são pouco intensos no país, mas a tendência é continuar se desenvolvendo.

Além das questões ambientais e preservação de água potável, os sistemas de captação e uso de água da chuva são também modernos, baratos, fáceis de instalar e utilizar, e ainda têm alta durabilidade.

 

O futuro

A preocupação ambiental, de forma geral, já é uma tendência mundial e, dentre elas, o cuidado com a água é uma das mais incentivadas. Isso porque o recurso já é escasso em diversos locais do mundo, e isso só tende a aumentar com o crescimento populacional e o desperdício e poluição da água potável.

 

Como funciona

A água da chuva é, em todos os sentidos, uma opção bastante viável, barata e eficiente. E além de todas essas vantagens, é ainda muito versátil, podendo ser utilizada desde as descargas sanitárias, para regar plantas e nas atividades de jardim e cultivo, lavagem de veículos, calçadas e pisos, uso industrial, uso em fontes ornamentais, na refrigeração de ar condicionado, construção civil, e atividades de limpeza em geral. Enfim, tudo que não exija a utilização exclusiva de água potável e tratada.

A água é captada normalmente de lajes, telhados e pátios. Daí, a água é guiada por um sistema de calhas/tubulações para um reservatório próprio, as chamadas “Cisternas”, que são feitas de material específico com proteção UV e antibacteriana, conservando a qualidade da água em seu interior.

As Cisternas podem ser enterradas (subterrâneas) ou aparentes, com design modero e facilmente ajustável aos espaços e construções.

 

 

Fonte: http://www.recriarcomvoce.com.br/blog_recriar/captao-de-gua-de-chuva-histria/