7 formas de aproveitar a água da chuva

3 Motivos para ter uma cisterna em casa
3 Motivos para ter uma cisterna em casa
agosto 22, 2019
Como preparar a casa e empresa para o verão – Cisterna
setembro 13, 2019
Fomas de aproveitar a água da chuva

Fomas de aproveitar a água da chuva

Coletar sua própria água da chuva é uma excelente maneira de conservar esse precioso recurso. Há muitos usos diferentes para a água da chuva coletada, independentemente do tipo de sistema de coleta de água da chuva que você possui. Confira 7 formas de aproveitar a água da chuva.

1.Banheiro e lavanderia

A lavagem da roupa é responsável por cerca de 22% do uso de água em ambientes fechados e o banho de chuveiro por 17%. Ao se aproveitar a água da chuva para fazer essas atividades, pode-se reduzir o consumo de água em quase 40%. A água pode ser aproveitada também para a lavagem dos banheiros e para dar descarga.

Veja também: Como funciona e quais os benefícios de uma cisterna de água

2.Gramados, jardins e plantas 

A água da chuva pode ser usada para regar jardins. Você pode usar a água da chuva em regadores para regar as plantas pequenas manualmente.  Além disso, você também pode conectar algum reservatório de água da chuva diretamente a um sistema de irrigação automático.

Aproveitar a água da chuva

Você pode usar a água da chuva em regadores para regar as plantas pequenas manualmente.

3.Água para animais

Você pode também aproveitar a água da chuva para dar de beber aos animais, enchendo valas ou outros grandes recipientes. A água da chuva também é segura para animais de estimação e para dar banho nos animais.

4.Piscinas e lagos

Pode-se aproveitar a água da chuva para encher lagos, fontes ou 1/3 de piscinas.

5.Veículos

A lavagem de veículos é outro excelente uso para a água da chuva. Carros, motos, outros veículos e ferramentas podem ser lavados com a água da chuva.

6.Proteção contra incêndios

Um sistema de captação de água da chuva pode lhe dar alguma proteção extra se você vive em uma área propensa a incêndios florestais. Certifique-se de instalar também uma boa bomba para poder acessar a água rapidamente, se necessário.

7.Limpeza e lavagem em geral

A água da chuva também pode ser usada para limpeza em geral, principalmente de ambientes externos, como calçadas, quintais, varandas e corredores. Esses ambientes exigem o gasto de muita água e aproveitando a água da chuva pode-se economizar bastante água potável.

Aproveitar a água da chuva - A lavagem da roupa é responsável por cerca de 22% do uso de água em ambientes fechados e o banho de chuveiro por 17%.

A lavagem da roupa é responsável por cerca de 22% do uso de água em ambientes fechados e o banho de chuveiro por 17%.

Cisterna

A cisterna é uma das formas de captação de água da chuva que você pode usar na sua casa, empresa ou indústria. Existem as cisternas subterrâneas e as aparentes, que podem ser instaladas em uma pequena área da casa, sem a necessidade de realizar obras.

Veja também: Benefícios da água da chuva para a indústria

Casa da Cisterna

Agora que você já sabe 7 formas de aproveitamento de água da chuva, conheça a Casa da Cisterna. Ela é uma empresa que oferece soluções sustentáveis para a captação de água de chuva.

A Casa da Cisterna oferece cisternas que podem ser usadas em imóveis residenciais, comerciais e industriais. Além das cisternas a empresa oferece reservatórios, tanques, motobombas, filtros separadores, filtros para tratamentos, entre outros acessórios.

Você pode solicitar um orçamento e comprar sua cisterna online. A Casa da Cisterna fica localizada em Joinville, SC, mas atende em todo o Brasil! E você, aproveita a água da chuva de que forma? Conta aí nos comentários.