Armazenamento de água da chuva irregular traz PERIGOS

Cisterna subterrânea: o que é?
março 22, 2019
Crise Hídrica no Mundo: saiba a realidade
abril 1, 2019

As vantagens de se aproveitar a água da chuva não são novidade. Além dos benefícios ambientais, como a preservação da água potável, e a reserva de água tratada somente para fins potáveis, usar a água da chuva ainda ajuda a economizar na conta de água.

Por conta disso, muitas pessoas físicas e jurídicas já vêm aderindo a prática, coletando e utilizando água da chuva em suas residências e empresas, algo que só tende a aumentar. No entanto, todo o processo que envolve a coleta e armazenamento de água da chuva deve ser feito de forma adequada, com sistemas próprios para isso. Reservatórios feitos por conta, além de não conservarem a água em condições de uso, podem trazer diversos perigos. Veja só:

1. MOSQUITOS: Reservatórios de água não vedados corretamente se tornam fontes de proliferação de mosquitos transmissores de doenças graves, como a dengue, febre amarela e chikungunya, pondo em risco a saúde e até a vida dos moradores da região. Além disso, ter focos desses mosquitos em casa também é considerado crime!

 

 

2. POLUIÇÃO DA ÁGUA: Se o reservatório de água não estiver bem fechado, pode atrair ratos, baratas e outros insetos, poluindo a água e ainda aumentando a concentração desses animais na residência e casas vizinhas.

3. MÁ QUALIDADE DA ÁGUA: Além da possibilidade de proliferar bichos e insetos danosos à saúde, sistemas precários não mantêm a água da chuva em condições próprias para uso.

Portanto, esqueça sistemas simplistas, de “tutoriais” na internet que, num primeiro momento podem parecer mais “baratos”, mas na verdade acabam trazendo muitos prejuízos.

Um sistema adequado deve vir equipado com filtro separador de dejetos e filtro de tratamento. Além disso, deve ser feito com material especial que proteja dos raios ultravioleta do sol, prevenindo assim a proliferação de fungos na água e mal cheiro. E, claro, como já citado, deve ser fechado corretamente para prevenir a concentração de insetos.

Os reservatórios especiais para armazenar água da chuva são chamados Cisternas. Elas podem ser subterrâneas ou aparentes, com diversos modelos e tamanhos disponíveis no mercado.

A Casa da Cisterna é uma empresa especializada no ramo, que fornece as soluções completas para evitar todos esses perigos, e aproveitar a água da chuva de forma completamente segura e eficiente.