Cisternas Para Água da Chuva – Como Escolher?

Aproveitar a Água da Chuva no inverno
junho 24, 2019
Água da Chuva para Descargas Sanitárias
julho 1, 2019

As pessoas podem ficar semanas sem comida, mas não sem água. Durante condições quentes como a seca, a desidratação pode afetar diversas pessoas em algumas horas, e condições quentes podem representar certos riscos para a saúde. A água da chuva é, evidentemente, um excelente recurso hídrico durante os distúrbios climáticos e em muitos dias regulares.

Um dos benefícios das cisternas de captação de águas pluviais é que elas ajudam a reduzir a despesa familiar ou comercial, reduzindo as contas de água. Além disso, ter uma cisterna para absorver água da chuva tira a apreensão desnecessária que os consumidores experimentam quando o uso externo da água foi restringido. Com os tanques de águas pluviais instalados, os usuários podem regar seus jardins, encher suas piscinas e lavar seus carros, conforme necessário.

Quais são os tipos de cisternas?

As cisternas que são feitas de alvenaria devem se inclinar em um projeto executivo, sejam as de concreto armado ou alvenaria mista, suas dimensões devem seguir as orientações das propostas de cisternas direcionadas para aproveitamento de água da chuva e devem abranger as entradas e saídas para os tubos e uma abertura de acesso para que a manutenção e limpeza seja realizada.

As cisternas pré-fabricadas funcionam de forma similar as de alvenaria. Entretanto, além delas possuírem as características fundamentais para as conexões hidráulica e acesso a parte de dentro, é de suma importância que as cisternas pré-fabricadas permitam que sejam enterradas sem a necessidade de obras de contenção, pois estas geram ao projeto despesas desnecessárias, os materiais de que são feitas devem garantir a qualidade da água acumulada por grandes períodos.

Geralmente, uma cisterna adequada para o acumulo de águas pluviais por grandes períodos, devem atender os seguintes requisitos:

  • Pouca variação da temperatura interna (motivo de se recomendar que sejam enterradas);
  • Inibição da entrada de luz solar para evitar a proliferação de algas;
  • Impermeabilidade e resistência a vazamentos da água armazenada.
  • Sustentação estrutural quando permanecerem vazias durantes períodos de estiagem;

Cisterna em alvenaria

Por ser mais complexa, a cisterna em alvenaria pode demorar mais de 30 dias para ser instalada, a durabilidade não é tão alta e a instalação é bastante trabalhosa.

Cisterna Pré-Fabricada

A cisterna pré-fabricada, assim como a em alvenaria também é bastante complexa, mas não tanto como a de alvenaria. A durabilidade é relativamente alta, o tempo de instalação pode demorar mais de 10 dias, e pode ser considerada difícil de ser instalada.

Cisterna Pronta

Já a cisterna pronta, é muito fácil de ser instalada, o tempo médio de instalação é de pouco mais de 5 dias, e sua durabilidade é muito alta.

Conclusão

A instalação de cisterna para captar água da chuva pode ou não exigir grandes gastos, vai depender inteiramente das práticas de água de cada domicílio e da localização.

As cisternas de águas pluviais são um dos meios mais úteis e fáceis para armazenar e fornecer água para uso pessoal e comercial. Essas cisternas são projetadas para capturar a água da chuva e armazená-la até que esteja pronta para ser consumida.