Como economizar água no verão?

outubro 29, 2019
Sistemas para aproveitamento de Água da Chuva
novembro 14, 2019

Banho de piscina, mais banhos ao longo do dia, faxina geral na casa. O Verão está chegando e essas ações se tornam ainda mais frequente para diminuir a sensação de calor. Mas, tudo isso aumenta o consumo de água, e até de energia, podendo causar desperdícios. Por isso, é importante ficar um pouco mais atento quanto ao uso consciente da água nesse período do ano.

Veja também: 7 formas de aproveitar a água da chuva

Continue acompanhando o artigo e veja dicas de como economizar água no verão.

1.Troque equipamentos

Separamos algumas dicas de economia relacionadas aos pontos da casa que mais consomem água:

Chuveiro

O chuveiro é o responsável por boa parte da água gasta em uma residência e é considerado um vilão. No inverno e em épocas frias, além da água, ele também consome energia. Já no verão, quando o tempo é mais quente e os banhos são frios, ele não deixa de ser um vilão, já que os banhos são mais frequentes que no inverno.

Por isso, substitua seu chuveiro antigo por um mais moderno, com um redutor de vazão. O redutor possibilita a economia de até 50% de água e, além disso, também economiza energia. Isso porque com a vazão reduzida, a quantidade de água que desce do chuveiro diminui e ele e ele não precisa estar muito quente para a água ficar na temperatura ideal.

Torneiras

O grande problema das torneiras não está no consumo, mas sim no desperdício, já que elas podem pingar e gastar litros de água. Portanto, é importante sempre consertar o pinga-pinga chato e, se possível, trocar as torneiras antigas por torneiras mais modernas, que desperdiçam menos água. E, ter torneiras modernas e especialmente importante para empresas e instituições.

Máquina de lavar

A máquina de lavar roupas não é um item utilizado diariamente, mas também pode consumir muita água, se não for usada de maneira consciente. Por isso, considere trocar sua máquina por uma mais moderna e adote ações para diminuir o consumo. Procure lavar várias peças de uma vez, para usar toda a capacidade da máquina. Além disso, você pode reutilizar a água da lavagem das roupas para lavar o quintal ou o banheiro.

2.Consumo Consciente

Talvez você não pode investir em equipamentos modernos para a sua casa no momento, ou já tem esses equipamentos, mas quer economizar ainda mais água. E, nos dois casos é importantíssimo ter um consumo consciente da água. Não adianta ter chuveiros e torneiras inovadores, se você passa horas no banho e desperdiça água lavando o carro, por exemplo. Então, lembre-se de consumir a água de forma consciente, procurando não só economizar, mas também reutizá-la.

3.Cisterna

Outra dica importante de como economizar água no verão é ter uma cisterna, que é um sistema eficiente e inovador de captação e armazenamento de água da chuva. Pode-se utilizar a água captada para lavar quintais, garagens e carros; regar plantas e jardins; completar a água da piscina e até dar descargas sanitárias. Assim, é possível economizar a água potável, que vem do sistema de distribuição comum e ainda diminuir as enchentes da região. Há cisternas que são ideais para residências, que são bonitas, discretas e não necessitam de obras para serem instaladas.

Veja também: Vale a pena ter uma cisterna na empresa?

Casa da Cisterna

Agora que você sabe dicas sobre como economizar água no verão, conheça a Casa da Cisterna! Ela é uma empresa que oferece soluções sustentáveis para a captação de água de chuva e oferece cisternas que podem ser usadas em imóveis residenciais, comerciais e industriais. Além das cisternas a empresa oferece reservatórios, tanques, motobombas, filtros separadores, filtros para tratamentos, entre outros acessórios.

Você pode solicitar um orçamento e comprar sua cisterna online. A Casa da Cisterna fica localizada em Joinville, SC, mas entrega em todo o Brasil!

Gostou de conhecer dicas de como economizar água no verão? Conte aí nos comentários!