Como funciona e quais os benefícios de uma cisterna de água

Falta de Água: estudo aponta risco para 61 milhões de brasileiros
maio 20, 2019
5 Razões para Aproveitar a Água da Chuva
junho 10, 2019
Como funciona e quais os benefícios de uma cisterna de água

Como funciona e quais os benefícios de uma cisterna de água

Cuidar do meio ambiente não significa necessariamente viver desconfortavelmente. Há muitas maneiras de se beneficiar dos recursos naturais e ter uma vida confortável. Uma cisterna de água faz exatamente isso. Ela usa a água, que é um recurso abundante para o seu benefício.

O que é uma cisterna de água?

Uma cisterna de água é essencialmente um grande tanque que coleta a água da chuva de uma superfície dura – geralmente um telhado. Elas são instaladas acima ou abaixo do solo e podem vir em praticamente qualquer formato e tamanho. Grandes cisternas têm capacidade para armazenar milhares de litros de água, o que é muito bom em dias chuvosos.

Veja também: Benefícios da água da chuva para a indústria

Como isso funciona?

Cisternas são uma tecnologia antiga e simples. Há calhas e bicas que canalizam a água de uma superfície dura para a cisterna. Folhas e outros detritos também passam pelo sistema e é por isso que uma tela é usada como filtro na entrada da cisterna. O filtro retém as folhas e outros objetos indesejáveis e deixa a água limpa.

Quando a água é coletada, ela pode ser bombeada por gravidade ou por uma bomba. Você pode usar tubos para conectar a cisterna à sua casa ou jardim. Com uma bomba, você obtém uma pressão de água maior, ideal para usar a água em sua casa. Para molhar seu jardim, você pode conectar um babador à cisterna e depois conectar qualquer mangueira.

As cisternas podem transbordar, então algumas delas são construídas com um tubo de transbordamento. Este tubo leva a água extra para um local que não causará inundação. Ou você pode levar o excesso de água pelo seu quintal e usá-lo para regar suas plantas, por exemplo.

Benefícios de usar uma cisterna

Cisterna de água - Se você mora em uma área de alta pluviosidade, você pode até mesmo confiar apenas na cisterna para a maioria das atividades de limpeza da sua casa.

Se você mora em uma área de alta pluviosidade, você pode até mesmo confiar apenas na cisterna para a maioria das atividades de limpeza da sua casa.

Os principais benefícios de ter uma cisterna de água são:

  1. Economizar dinheiro

Usando a água da chuva para a sua casa ou jardim você ode reduzir drasticamente o valor da sua conta de água. Se você mora em uma área de alta pluviosidade, você pode até mesmo confiar apenas na cisterna para a maioria das atividades de limpeza da sua casa.

  1. Conservar os recursos naturais

A água potável é um recurso limitado e a demanda por ela está aumentando cada vez mais. A água dos reservatórios é muitas vezes desperdiçada nas atividades domésticas e industriais, tornando a água mais escassa. Mas, você não paga nada pela água da chuva e pode usá-la nas suas atividades diárias. Basta investir em uma cisterna de água.

Veja também: Dicas de como economizar água na empresa

Casa da Cisterna

Agora que você já sabe como funciona uma cisterna e seus benefícios, conheça a Casa da Cisterna. Ela é uma empresa que oferece soluções sustentáveis para a captação de água da chuva.

A Casa da Cisterna oferece cisternas que podem ser usadas em imóveis residenciais, comerciais e industriais. Além das cisternas a empresa possui reservatórios, tanques, motobombas, filtros separadores, filtros para tratamentos, entre outros acessórios.

Você pode também solicitar um orçamento e comprar sua cisterna online.  A Casa da Cisterna fica localizada em Joinville, SC, mas atende em todo o Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *