Falta de água no verão pode ser resolvida com o uso de Cisternas – se prepare

Como deixar sua casa adaptada para aproveitar água da chuva
julho 30, 2019

A falta de água durante o verão não é uma novidade. Com a chegada do calor, o consumo tende a aumentar naturalmente, seja para duchas ou para encher piscinas e banheiras, para atividades de limpeza, ou mesmo para o consumo humano, que também é maior no verão. E nem sempre o abastecimento de água tratada da cidade consegue suprir essa demanda crescente.

Essa situação de falta de água é ainda mais agravada nas cidades do litoral, com a estadia de milhões de turistas que chegam para aproveitar a praia. A exemplo, a temporada de verão 2015/2016, quando Santa Catarina recebeu oito milhões de turistas, segundo dados da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Transporte. E a temporada passada, 2016/2017, da mesma forma, sendo a grande maioria desses visitantes concentrada nas cidades litorâneas, algo esperado também para esta temporada 2017/2018 que está começando. Assim, fica evidente o motivo de sempre faltar água nesses locais, pois as cidades são submetidas a uma demanda muito grande, que vai além do que suas estruturas e volumes de água são capazes de suprir.

Embora pareça um problema muito difícil de resolver, na verdade existem alternativas bastante simples, como o uso de cisternas. As cisternas são recipientes próprios para captar e armazenar a água da chuva, que pode ser reaproveitada de diversas formas: completar a água da piscina; lavar pisos, calçadas e carros; atividades de jardim; lavar cadeiras de praia e atividades de limpeza em geral; e até mesmo nas descargas sanitárias. Se cada residência e prédio possuir um sistema de reaproveitamento de água da chuva para essas atividades, a água potável será destinada apenas ao consumo humano, passando a ser suficiente para todos, tanto moradores quanto turistas. E um facilitador ainda, é o fato de que em dias quentes, e especialmente no litoral onde há grande concentração de umidade vinda do mar, o volume de chuva é grande e constante, abastecendo as cisternas quase que diariamente. A economia é certa! Além de preservar a água potável e cuidar do meio ambiente, é possível economizar também na conta de água no fim do mês.

Existem diversos modelos, tamanhos e cores de cisternas para escolher, e elas são facilmente adaptáveis ao ambiente. Além disso, já vêm equipadas com proteção ultravioleta e tratamento antimicrobiano, prevenindo a proliferação de algas e fungos no seu interior, e conservando a água da chuva por muito mais tempo.

Só depende de você!

Visite a Casa da Cisterna, e conheça nossos produtos. www.casadacisterna.com.br/loja/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *