LIXO ZERO: A Casa da Cisterna apoia essa ideia!

Quais as vantagens de uma cisterna?
outubro 9, 2019
outubro 29, 2019

A Semana do Lixo Zero acontece todos os anos como forma de conscientizar sobre a importância de se reduzir o volume de lixo e o desperdício de recursos naturais, incentivando a reutilização e reciclagem.

O conceito LIXO ZERO trata do aproveitamento máximo e destinação correta dos resíduos recicláveis e orgânicos, bem como a redução do encaminhamento destes materiais aos aterros sanitários ou incineração. Isso porque ambas as formas poluem e trazem prejuízos ao meio ambiente. Em resumo, trata-se de não permitir a geração do lixo, que é a mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos.

Este ano, a semana Lixo Zero acontecerá entre os dias 18 e 27 de outubro.  Além de apoiar a iniciativa, a Casa da Cisterna trabalha constantemente para alertar sobre o futuro da água potável, incentivando o aproveitamento da água de chuva.

 

Responsabilidade

A responsabilidade sobre o lixo abrange todas as esferas da sociedade e uma atitude frente ao problema é necessária por parte de todos os segmentos.

Indústrias: no desenvolvimento e confecção dos produtos;

Comércio: venda dos produtos;

Consumidor: é o final do processo, onde ocorre o consumo, uso e descarte;

Governo: tem o papel e poder para alinhar as responsabilidades das demais partes.

 

Os 4 Rs Lixo Zero

REPENSAR: Acabar com a ideia de que resíduos são sujos. Não descartar no lixo comum ou misturar materiais que poderiam ser reciclados.

REUTILIZAR: Diversos objetos e materiais podem ser utilizados de outra maneira antes de serem encaminhados à reciclagem. Ex.: usar uma folha de papel dos dois lados;

REDUZIR: Gerar o mínimo possível de lixo. Ao invés de lixeiras, residuários e contentores para acomodar os materiais;

RECICLAR: Aproveitar a matéria prima do resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto, sem encaminhá-lo para aterros.

 

A Casa da Cisterna tem como um de seus principais valores a consciência ambiental. Acreditamos que questões voltadas à sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente devem ser priorizadas pela sociedade como um todo. Nosso maior foco é a preservação de água potável, e apoiamos todas as iniciativas relacionadas a estes temas.