Quais as vantagens de uma cisterna?

Qual a diferença de uma cisterna para um açude?
outubro 1, 2019
LIXO ZERO: A Casa da Cisterna apoia essa ideia!
outubro 17, 2019

As cisternas são soluções sustentáveis que permitem a captação, armazenamento e reutilização da água da chuva e são utilizadas em residências, condomínios, empresas e indústrias. Elas geram uma grande economia, tanto de água, quanto de dinheiro. Muitas residências brasileiras já aderiram  e utilizam a água captada para diversas atividades como lavagem de garagens, quintais, calçadas, carros, serviços de limpeza em geral e até para regar plantas, lavar roupas e dar descargas sanitárias.

Veja agora quais as vantagens de uma cisterna e adote esta solução sustentável:

Veja também: 7 formas de aproveitar a água da chuva

Conta de água mais barata

A principal vantagem de ter uma cisterna é a economia no valor da conta de água. A conta pode ter um valor até 50% menor se o tempo estiver chuvoso, se a água captada pela cisterna for bem aproveitada e se houver economia de água nas tarefas diárias. Além disso, é um investimento que traz um retorno a curto ou médio prazo.

Cada 10mm de chuva por metro quadrado de telhado equivale a dez litros de água coletados. 10 litros é a quantidade de água que se usa ao acionar a descarga. Então, já dá para ter uma ideia da economia.

É importante lembrar que a água da chuva captada pela cisterna não é potável. Assim, ela pode ser usada para lavar roupas de adultos, lavar banheiros, pisos, garagens e carros, regar plantas e até completar 1/3 da piscina.

Redução de alagamentos

Além de gerar uma economia na conta de água, as cisternas promovem a redução de alagamento. Quando um morador de um bairro possui uma cisterna em casa ele contribui para evitar enchentes na região em que mora, já que ajuda na captação da chuva. Se todos os moradores de regiões que alagam tivessem uma cisterna, provavelmente as enchentes diminuiriam muito.

 

Preservação da água do Planeta

Outra vantagem de utilizar uma cisterna é a preservação da água do Planeta. Isso porque o uso da água da chuva captada pela cisterna diminui a quantidade de água potável utilizada. Este não é uma vantagem a curto prazo, mas, a longo prazo, o uso de uma cisterna ajuda na preservação não só da água, mas de todos os recursos naturais do Planeta que dependem dela.

Além disso, ter uma cisterna e proteger o planeta também é bom para as empresas. Os consumidores estão cada dia mais ligados à causas ambientais e, sabendo disso, as empresas estão adotando soluções sustentáveis, como é o caso da reciclagem e das cisternas. Assim, as empresas economizam dinheiro, cuidam do planeta e ainda atendem à demanda dos consumidores, que valorizam empresas sustentáveis. E, o interessante é que a cisterna é uma solução sustentável e eficiente, porém simples e acessível também para empresas de pequeno e médio porte.

Veja também: Como deixar sua casa adaptada para aproveitar água da chuva

Casa da Cisterna

Agora que você sabe quais as vantagens de uma cisterna, conheça a Casa da Cisterna e aproveite todos os benefícios da cisterna. Ela é uma empresa que oferece soluções sustentáveis para a captação de água de chuva. A Casa da Cisterna oferece cisternas que podem ser usadas em imóveis residenciais, comerciais e industriais. Além das cisternas a empresa oferece reservatórios, tanques, motobombas, filtros separadores, filtros para tratamentos, entre outros acessórios.

Você pode solicitar um orçamento e comprar sua cisterna online. A Casa da Cisterna fica localizada em Joinville, SC, mas entrega em todo o Brasil!

Gostou de saber quais as vantagens de uma cisterna? Conte aí nos comentários!